Prefeito Joaquim Neto decide fechar o comércio de Alagoinhas em três momentos durante o mês de junho - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Prefeito Joaquim Neto decide fechar o comércio de Alagoinhas em três momentos durante o mês de junho

No dia de ontem(28), o prefeito Joaquim Neto(PSD) decidiu se reunir com as forças empresariais, secretários, órgãos de saúde, sindicato dos trabalhadores do comércio e vereadores para decidir as próximas medidas de combate ao coronavírus em Alagoinhas. Alagoinhas, de acordo com o ultimo boletim epidemiológico, chegou ao número de 70 confirmados com o vírus. A informação foi dada pelo presidente do Sicomércio, Benedito Vieira, em entrevista ao programa Primeira Mão, na manhã de hoje(29).

Segundo Benedito, foi uma negociação extremamente difícil, visto que o núcleo regional de saúde pleiteou um fechamento por 15 dias e a proposta inicial do governo era de um fechamento de 08 dias seguidos (do dia 01 até o dia 08/06).
Os comerciantes protestaram. Com a proximidade do dia dos namorados, que é comemorado dia 12 de junho, eles calcularam que os prejuízos para o comércio seriam catastróficos, já que as vendas caíram drasticamente e esta data tem sido a esperança de vários segmentos para tentar barrar o rombo crescente nas contas. Alagoinhas já conta com 60 fechamentos de estabelecimentos e mais de 500 demissões, só no comércio.
Os empresários também argumentaram que com mais de 5000 pessoas laborando no comércio, entre empresários e empregados, nenhum destes contraíram o covid-19. Segundo ele, isso é prova de que o vírus tem tido sua disseminação nos bairros.
Diante da negociação, ficou acertado o fechamento do comércio nos dias 01 e 02/06. Nesses dias, a prefeitura usará de uma manobra jurídica idealizada por Gustavo Carmo, secretário de governo e advogado, e irá adiantar novamente os feriados de 24 de junho e 2 de julho, que também são feriados municipais. Segundo Gustavo o que foi antecipado no inicio desta semana foram os feriados estaduais e não os do município, permitindo que estes feriados sejam antecipados.
A outra data que haverá fechamento do comércio será os dias 08 e 09 de junho. E depois nos dias 11, 12 e 13 de junho ,como já anunciado aqui neste News Infoco.
A Câmara de Vereadores se reunirá em sessão extraordinária hoje(29) para votar a antecipação dos feriados. A partir daí, o texto segue para sanção do prefeito. A medida deve ser publicado ainda hoje no diário oficial do município.
 News Infoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages