Morre pai e filha com covid-19, que ficaram esperando atendimento por mais de seis horas em Aracaju - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Morre pai e filha com covid-19, que ficaram esperando atendimento por mais de seis horas em Aracaju

Morreram nesta segunda-feira (1º) pai e filha, 91 e 66 anos, que esperaram mais de seis horas por leitos em Unidades de tratamento Intensivo (UTI) dentro de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Aracaju, na semana passada. Eles foram diagnosticados com covid-19.
Ao AjuNews, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que os pacientes estavam internados no Hospital Regional de Estância, Sul sergipano, desde o dia 24 de abril.
Ainda segundo a SMS, na dia da ocorrência, as unidades municipais do Nestor Piva e Fernando Franco estavam com a taxa de 100% de ocupação, com pacientes com graves com covid-19 que precisavam de transferência.
De acordo com a denúncia feita por familiares, por causa da demora na definição para qual unidade de saúde os pacientes deveriam ser encaminhados, foram necessárias três ambulâncias que prestaram atendimento de urgência
À reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que houve dificuldade de encontrar vaga para o idoso e a filha porque os hospitais da Zona Norte e Sul da capital negaram as vagas.
“A equipe ficou tentando vaga em outros hospitais e só conseguiu em Estância. Lá eles foram recebidos e tratados. Mas enquanto a vaga não aparecia, uma equipe de profissionais do Samu deram toda a assistência”, disse a SES.
Ainda segundo a pasta, as viaturas do Samu não levam o paciente diretamente para um leito de UTI ou de enfermaria, mas sim para os leitos de estabilização, que são responsabilidade do município.
“Sempre que o Samu é acionado, seja em Aracaju ou no interior, eles vão levar o paciente para uma porta, que são os leitos de estabilização, de responsabilidade dos municípios. Se esse leito está ocupado, acaba demorando a ocorrência porque a equipe da Central de Regulação vai ter que busca esse leto em outros municípios”, explicou a secretaria.
Ainda de acordo com a SES, até este domingo (31), a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede estadual era de 62,9%, já os particulares, 106,4%. Nesta segunda-feira (01), foram inaugurados mais 36 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages