Paixão Eclética e o Legado Social do Violino: Ulysses Leal concede entrevista ao Papo Da Hora - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Paixão Eclética e o Legado Social do Violino: Ulysses Leal concede entrevista ao Papo Da Hora

O programa Papo da Hora, da 93 FM Alagoinhas, recebeu nesta segunda-feira (27/10/2025) o renomado músico, educador e fotógrafo Ulysses Leal. Em uma entrevista emocionante e reveladora, o artista discutiu sua trajetória profissional, a multiplicidade de suas paixões, suas raízes musicais e a importância dos projetos sociais em sua carreira.


Conhecido por seu domínio do violino em cerimônias, casamentos e serenatas na região, Ulysses compartilhou como a música se tornou sua principal ferramenta de transformação, complementada por sua formação em Psicologia. "Minha principal atuação, além do violino nos casamentos, nas serenatas, nas homenagens entre família e casais, é a educação musical através do violino," afirmou. Ele ainda ressaltou o valor da psicologia ao permitir que ele olhe para o aluno "de uma forma além da música."


Um dos pontos altos da conversa foi a revelação do ecletismo musical de Leal. Ele contou que seu primeiro contato com a música foi com o sertanejo de raiz, por influência dos avós, mas sua jornada com o instrumento de cordas começou a partir de uma paixão inesperada: o rock pesado.


Ulysses narrou que o desejo de tocar em uma banda de heavy metal em Aracaju o levou a buscar o Conservatório em 1993, onde foi incentivado a aprender um instrumento clássico para aprimorar sua linguagem técnica. O violino, e sua paixão pelo violoncelo, foram os escolhidos. Seu gosto musical, hoje, abrange desde a música barroca, o blues, o heavy metal do Black Sabbath, até o cancioneiro regional que o formou.

O músico destacou seu extenso trabalho social em Alagoinhas. Ele relembrou com carinho o projeto que iniciou nos anos 2000 no Taizê e, posteriormente, a fase mais ampla realizada nos CRAs (Centros de Referência de Assistência Social). Em um dos períodos, o projeto chegou a atender mais de 200 crianças e jovens de baixa renda, que aprendiam violino gratuitamente.


Ulysses recebeu uma homenagem do ex-secretário de Assistência Social Alfredinho, que elogiou o trabalho realizado, inclusive durante a pandemia. O músico relembrou que, naquele período, ia às residências e igrejas para garantir a continuidade das aulas, utilizando a música como refúgio e ferramenta de aprendizado para as crianças.


Para saber mais sobre o trabalho de Ulysses Leal, ele está presente nas redes sociais através do Instagram @ulysses.leal e @ulysses_leal_photoart. O contato para eventos pode ser feito pelo WhatsApp (75) 99175-1930.


Você pode conferir a entrevista completa com Ulysses Leal no canal da 93 FM Alagoinhas no YouTube: [PROGRAMA PAPO DA HORA - 27/10/2025]


Por Whesley Oliveira (RPR 8806/BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages