A noite da última quarta-feira (06) foi de muita celebração na cidade de Alagoinhas. Formou-se a primeira turma do curso de Medicina da faculdade Estácio IDOMED, localizada no município. São 43 novos médicos, prontos para iniciar sua atuação profissional e ingressar nas residências desejadas.
Em seu discurso na cerimônia de Colação de Grau, o prefeito Joaquim Neto destacou o orgulho que tem, como gestor, de participar desse momento, relembrando a implantação da faculdade em seu primeiro mandato. "Temos muita satisfação em presenciar essa formatura, reconhecendo o sucesso que foi, desde o início, a parceria entre a Estácio e a prefeitura na formação desses profissionais. Desejo a todos muito sucesso e que continuem em nossa região, atendendo a comunidade com dedicação e profissionalismo", parabeniza Joaquim.
A relação entre a prefeitura e a faculdade se dá por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que tem proporcionado ao município crescimento, fortalecimento e qualificação da Rede Municipal de Saúde, com profissionais médicos cada vez mais preparados a atuarem no Sistema Único de Saúde. São resultado dessa relação, por exemplo, requalificação de unidades básicas de saúde, Centro de Cirurgia Eletivas, compra de equipamento, reforma de ambientes administrativos e a disponibilidade de campos de prática para que os alunos possam atuar de forma conjunta, assistindo a população.
A secretária municipal de Saúde, Laína Passos, conta que durante todo o processo de formação, os estudantes vivenciaram na prática experiências da estratégia de Saúde da Família, da maternidade, do SAMU, do CAPS, entre outros serviços de saúde do município que eles tiveram a sua disposição. "Para nós, é motivo de orgulho termos uma faculdade com conceito tão elevado em nossa cidade, tanto em ensino quanto em humanização, e participar ativamente dessa caminhada, através de uma vinculação muito proveitosa para Alagoinhas e para a instituição", reconhece a secretária.
Eduardo da Silva Junior, diretor da Estácio IDOMED, reconhece a importância do apoio da gestão municipal para a existência do curso de medicina na cidade. "Sem a prefeitura, não teria faculdade de Medicina. Essa parceria foi vital para que chegássemos a esse momento de formar médicos e fazer diferença na vida das pessoas", afirma o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário