Esplanada: SAMU 192 não recebe recursos federais desde 2020 e atual gestão busca regularização - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Esplanada: SAMU 192 não recebe recursos federais desde 2020 e atual gestão busca regularização


 A prefeitura de Esplanada foi notificada pela PORTARIA Nº 2.685, de 2 de outubro de 2020, pelo Ministério da Saúde, onde suspendeu o repasse de recursos financeiros destinado ao custeio mensal da  Central de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por não encontrar o local de instalação física do município de Esplanada adequado.

Segundo documentos levantados pela nossa redação, foram mais de 600 mil deixados de receber por conta dessa suspensão de repasse, o que levou à atual gestão do prefeito Nandinho da Serraria (PSDB),  buscar um local que atendesse fisicamente as orientações do ministério da saúde, bem como a instalação de uma antena de radiocomunicação, que também é de exigência para regularização e que busca da continuidade a parceria do Atendimento Móvel de Urgência.

Abaixo, segue o ofício enviado à Secretária de Saúde de Alagoinhas no ano de  2020 e que teve uma   cópia também enviada à prefeitura de Esplanada.

 

                                                      Imagem: Reprodução 

Valores que o município de Esplanada deixou de arrecadar por conta dessa suspensão de repasse:

                                                       Imagem: Reprodução 

A nova base do SAMU 192 foi inaugurada nesta quarta-feira (09) no centro da cidade, em frente a antiga estação ferroviária e segundo a Secretária de Saúde de Esplanada, Fernanda Melo, toda a estrutura física atende as exigências e a antena já está instalada.

“O primeiro passo para a regularização foi dado com a inauguração da nova Base do SAMU 192, e o segundo passo é terminar o processo de aprovação da radiocomunicação, e isso vai fazer com que  a base da SAMU de Esplanada, esteja regularizada conforme as normatizações do ministério da saúde. 

E trazendo melhorias  para os usuários do serviço de urgência e emergência, visto que temos uma base adequada, e a radiofonia, vai diminuir o tempo de resposta dos atendimentos das demandas do município de Esplanada e região” Afirmou a secretária.  

O Secretário de Obras e Serviços  Públicos de Esplanada, Fernando Alves, disse que essa foi uma obra acelerada, por conta da necessidade de buscar regularizar essa pendência da SAMU 192 com o ministério da saúde, e com isso o município voltar a receber esse importante repasse, que faz diferença nesse serviço de urgência e emergência. 

 

Fonte: Equipe da SAMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages