Alagoinhas prorroga Campanha de Imunização contra Poliomielite e Multivacinação, e equipes alertam para a importância da atualização da caderneta de vacinas - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Alagoinhas prorroga Campanha de Imunização contra Poliomielite e Multivacinação, e equipes alertam para a importância da atualização da caderneta de vacinas

 




A Campanha de Imunização contra Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até 30 de novembro, em Alagoinhas, em conformidade às determinações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia.


O intuito, segundo a Secretaria de Saúde de Alagoinhas (SESAU), é aumentar a cobertura vacinal, assegurando a imunização do público-alvo e sensibilizando a população quanto à importância de manter atualizada a caderneta de vacinas.


Iniciada em 5 de outubro, a campanha de vacinação contra Pólio é voltada a crianças com idades entre 1 e 5 anos incompletos. Todas as unidades de saúde do município – que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h – realizam a imunização. 


Além da vacinação contra a doença contagiosa aguda – que, nos casos graves, leva a paralisias musculares – equipes de saúde realizam também a imunização contra o sarampo, nas unidades básicas, para pessoas na faixa dos 20 aos 49 anos.


A Vigilância informa ainda que o Ministério da Saúde orienta a aplicação de uma dose adicional da vacina contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 1 ano de idade. A medida tem como objetivo a prevenção, uma vez que a Bahia voltou a registrar casos da doença no estado. Diante do atual cenário, as crianças de 6 a 11 meses, que recebem a “dose 0” da tríplice viral receberão a “dose 1” com mais de 12 meses de idade, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre a administração do imunobiológico. O Ministério da Saúde informará sobre a descontinuidade da dose adicional quando os municípios baianos permanecerem 90 dias sem registrar casos de sarampo.


A Secretaria Municipal de Saúde reforça também a estratégia para atualização do esquema vacinal de adolescentes, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a SESAU, menores de 15 anos de idade que ainda não receberam as doses da ACWY e do HPV podem procurar o posto mais próximo à residência para a imunização.


A Vigilância informa que intensificou a atuação dos profissionais, em Alagoinhas, para a imunização, e ressalta a necessidade da vacinação na idade certa, fundamental para diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e combater surtos epidêmicos de doenças contagiosas que podem ser evitadas através da vacina.


Além dos postos, que realizam a atualização do esquema vacinal, a SESAU disponibilizou ainda uma unidade móvel de vacina, que percorre localidades inclusive da zona rural, mais afastadas do centro, para garantir a imunização do público-alvo.


Serviço

PRORROGAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO

Quando? Até 30 de novembro.

Onde? Nas unidades de saúde da zona urbana ou da zona rural, que funcionam das 8h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages