OUTUBRO ROSA: Prefeitura inicia cronograma de ações na Maternidade Municipal com foco na saúde da Mulher - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

OUTUBRO ROSA: Prefeitura inicia cronograma de ações na Maternidade Municipal com foco na saúde da Mulher

Com foco em sensibilizar a população para os cuidados à saúde da mulher, no mês da campanha nacional, e visando à integralidade do cuidado às pacientes acolhidas pela rede municipal, a Prefeitura realiza, durante todo o mês, ações que contribuem para fomentar o diálogo e ampliar o acesso a serviços de saúde e atendimentos.
Como parte da agenda positiva, o Hospital Maternidade iniciou, nesta segunda-feira (7), uma atividade voltada a todas as equipes que atuam no atendimento às pacientes: intitulada “Você faz a diferença”, a ação reuniu psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, médicas, técnicas, fisioterapeutas, coordenadoras e funcionários em geral para um bate-papo aberto e um momento de acolhimento aos profissionais que trabalham diariamente com o cuidado à população.
Foto: Roberto Fonseca
“São rodas de conversa que contribuem para mostrar aos profissionais que eles fazem a diferença no atendimento. Graças a profissionais empenhados no trabalho que realizam diariamente temos conquistado avanços. Esse momento foi pensado para reunirmos e agradecermos a quem faz com que o acolhimento aconteça”, pontuou a diretora da Maternidade, Monalisa Oliveira.
Foto: Roberto Fonseca
Segundo ela, a programação continua, na Maternidade, durante toda a semana, com salas de espera, palestras e rodas de conversa, sempre no período matutino.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as ações não são isoladas. A recepção aos profissionais, com café da manhã e bate-papo, demarca o início do projeto Saúde da Mulher/Saúde do Homem, que será expandido e intensificado em todo o município. A gestora da pasta informou que, além da programação na Maternidade, estão previstas feiras de saúde, funcionamento de unidades em horário estendido, palestras e “Momento M”, entre outras atividades.
Foto: Roberto Fonseca
“Nossa população estava carecendo de atenção e, de abril pra cá, só temos avançado. A gente só cresce. Na Maternidade, ampliamos os serviços de psicologia e fisioterapia. Além disso, a cada dia, vem se melhorando o diálogo entre a equipe e isso reflete positivamente no serviço oferecido à comunidade. Este é um momento significativo, de início do projeto Saúde da Mulher, Saúde do Homem, que nos sensibiliza para as ações de prevenção e para facilitar o acesso do nosso usuário à realização de exames. Estou certa de que só temos a crescer, com resultados efetivos para quem está na ponta, que é o nosso cidadão”, ressaltou Rosania Rabelo, durante a ação.
Depois de ouvir atenciosamente o relato emocionado de duas mães – Luana Vasconcelos de Jesus, que teve a experiência do 1° filho em janeiro, na Maternidade, e Cíntia Maria dos Santos, que já havia passado pela Maternidade, em 2014, e encontrou um cenário muito diferente de acolhimento ao dar a luz à filha, em 2018 – o prefeito Joaquim Neto, que participou de todo o evento, enfatizou a importância do time que trabalha junto pelo acolhimento humanizado em saúde.
Foto: Roberto Fonseca
“Estou muito orgulhoso da equipe da Maternidade Municipal de Alagoinhas. Hoje ouvimos depoimentos de uma mãe que teve uma primeira experiência traumática e na sua segunda gestação foi acolhida por nossa equipe e teve um parto digno, como deve ser. Ouvimos também uma mãe de primeira viagem que tinha medo de como seria atendida e foi surpreendida pelo tratamento atencioso e dedicado de profissionais sérios. Fico muito contente em ver a saúde tomando um rumo cada vez melhor. Toda mulher tem direito a um parto digno”, afirmou Joaquim Neto.
A Maternidade de Alagoinhas salientou que a equipe trabalha diariamente de maneira integrada para que pacientes como Luana e Cíntia tenham uma experiência de parto saudável, e a Secretaria Municipal de Saúde informou que as ações do Outubro Rosa serão realizadas durante o mês inteiro, com uma programação extensa de atividades voltadas à integralidade da saúde da mulher.
Confira as fotos:
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca


Foto: Roberto Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages