Vereadora Juci Cardoso destaca participação das mulheres na construção de políticas de proteção em Alagoinhas - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Vereadora Juci Cardoso destaca participação das mulheres na construção de políticas de proteção em Alagoinhas

 

Foto/Divulgação 


A vereadora Juci Cardoso (PT), de Alagoinhas, destacou nesta sexta-feira (28) a importância da participação das mulheres na construção de políticas públicas voltadas à proteção e à defesa dos direitos femininos no município. A declaração foi feita durante a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM).


Durante a cerimônia, Juci lembrou que Alagoinhas completa 90 anos da eleição de Áurea Cravo, apontada pela parlamentar como a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal. Segundo a vereadora, a trajetória de Áurea ainda é pouco conhecida pela população e precisa ser resgatada como parte da história política do município.


“Esse ano nós estamos completando 90 anos que a nossa primeira vereadora foi eleita, que é a Áurea Cravo, e estamos pensando em fazer um ato sobre isso”, afirmou.

 

Juci também destacou a implantação, em 2007, de uma das primeiras Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) do estado da Bahia em Alagoinhas. A vereadora citou a atuação da delegada Lélia no processo e defendeu a ampliação da rede de proteção e atendimento às mulheres.


Para Juci, a estrutura de proteção precisa garantir atendimento contínuo para que as mulheres tenham suporte em situações de violência independentemente do horário.


“Essa precisa ser uma luta de todos nós, dos homens e mulheres dessa cidade, porque para proteger efetivamente, o principal equipamento precisa estar aberto 24 horas. Senão, a proteção não é efetiva”, declarou.

 

A vereadora também ressaltou a participação dos movimentos sociais na criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2017. Segundo ela, a atuação da sociedade civil é fundamental para a formulação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres.


“O movimento social precisa fazer parte, porque nós, enquanto governos, enquanto legisladores, passaremos por uma época em que o movimento e os direitos das mulheres estão sendo tão ameaçados”, afirmou.

 

Ao destacar a trajetória das mulheres na política e na construção da rede de proteção em Alagoinhas, Juci defendeu a preservação da memória dessas iniciativas e a continuidade da participação social na formulação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


 

Pages