SEM REMÉDIOS NO CAPS: Denúncia aponta aumento de surtos e quatro mortes em Jaguaquara - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

 



 

SEM REMÉDIOS NO CAPS: Denúncia aponta aumento de surtos e quatro mortes em Jaguaquara

Um morador de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, procurou o Informe Baiano nesta segunda-feira (27/07) para denunciar a falta de medicamentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Segundo uma fonte ligada à gestão municipal, que pediu para não ser identificada por receio de represálias, a unidade está há mais de quatro meses sem medicamentos, comprometendo o tratamento de pacientes atendidos pelo serviço.

A mesma fonte afirmou que a ausência dos remédios tem agravado a situação de pessoas em acompanhamento psiquiátrico.

“A falta de medicamentos está provocando quatro já perdas, que são pessoas que tiram a própria vida. A prefeita Edione precisa fazer alguma coisa. Teve uma semana que Jaguaquara registrou dois casos. Um rapaz desesperado se jogou na frente de um caminhão. E várias pessoas estão entrando em surto. A maioria dos pacientes do CAPS está com problema”, afirmou.

“Falta tudo, tanto o medicamento barato como o caro. Até o fenobarbital, que custa 7 reais na farmácia, não tem. Os mais caros pirou. Só tá funcionando com pistolão. Quem conhecer a prefeita ou o secretário consegue por fora”, acrescentou.

O espaço está aberto para eventual posicionamento, especificamente sobre a denúncia, para que a Prefeitura de Jaguaquara se pronuncie.

O que fazer em caso de pensamentos suicidas?

Quem estiver enfrentando pensamentos suicidas ou perceber que um familiar ou amigo apresenta sinais de risco deve procurar ajuda imediatamente. O primeiro passo é buscar atendimento em uma unidade de saúde, no CAPS ou em um hospital de referência.

Também é possível contar com apoio emocional gratuito e sigiloso por meio do CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia pelo telefone 188⁠ ou pelo chat no site https://www.cvv.org.br/chat/⁠.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages