Foto: Ricardo Stuckert/Planalto
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro após o desfile que exaltou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 146,9 pontos, a escola deve encerrar a apuração na última colocação entre as 12 agremiações e retornará à Série Ouro, o grupo de acesso, no próximo ano.
Com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola apresentou um desfile que percorreu a vida do presidente, desde a infância em Garanhuns (PE) até o retorno ao Palácio do Planalto.
Na avenida, alas representaram greves operárias, programas sociais e episódios ligados à prisão de Lula e à posterior anulação das condenações. Alegorias também trouxeram referências ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), retratado como um palhaço com trajes de presidiário. A letra do samba incluiu gritos de militância do PT e mencionou, em dois momentos, o número de urna do partido.
O rebaixamento ocorre dias após a forte repercussão do desfile nas redes sociais, que gerou intenso debate político. Agora, a Acadêmicos de Niterói deixa o Grupo Especial e disputará a Série Ouro no próximo Carnaval.

Nenhum comentário:
Postar um comentário