Seman intensifica combate a pontos irregulares de descarte de lixo em Alagoinhas - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Seman intensifica combate a pontos irregulares de descarte de lixo em Alagoinhas

 

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) tem intensificado as ações de combate aos pontos irregulares de descarte de resíduos nas áreas urbana e rural de Alagoinhas. A partir de denúncias da população e do mapeamento dessas localidades, a equipe de recolhimento de resíduos volumosos esteve, na manhã desta quarta-feira, 4, no bairro Santo Antônio, realizando a retirada de entulhos, resíduos orgânicos e outros materiais descartados de forma inadequada.

Além da limpeza, a iniciativa tem caráter educativo, com foco na conscientização da população para o respeito às placas que indicam a proibição do descarte em áreas verdes e espaços públicos. “Trabalhamos de segunda a sábado. Normalmente, retiramos restos de obra, lixo jogado pela própria população, lixo de grande porte, como móveis velhos, entre outros materiais que acabam formando os pontos irregulares”, informa o gerente de Projetos e Manutenção da Seman, Rubens Ferreira.

Segundo o gerente, Alagoinhas tem em torno de 100 pontos irregulares de lixo espalhados tanto na zona rural quanto na área urbana da cidade. “Em média, são 50 toneladas de lixo por semana retiradas das ruas”, destaca.

A coleta domiciliar no bairro acontece às segundas, quartas, sextas e sábados. Por isso, moradores que residem nas proximidades explicam que realizam o descarte de forma correta. De acordo com a moradora Maria de Jesus, frequentemente os residentes da região conversam entre si e pedem que as pessoas não joguem lixo no local; porém, o apelo de quem mora perto nem sempre sensibiliza.

“Vemos pessoas vindo de outras ruas só para jogar lixo aqui. Tem placa avisando que é proibido, mas as pessoas não respeitam. O tempo inteiro presenciamos carros e carroças descarregando lixo, e o ponto, em poucos dias, já começa a transbordar para a rua. Fica uma situação muito ruim para todos nós que circulamos por aqui e moramos perto”, relata.

Para Edileuza Francisca de Matos, moradora há mais de 20 anos no bairro e que convive muito próxima a um ponto irregular de descarte, há conflitos diários com quem insiste em jogar lixo no local. “Um homem veio de carro e jogou lixo aqui e ainda disse que a culpa era nossa, de quem mora perto, por permitir isso acontecer. É um absurdo. Não respeitam a placa da Prefeitura que diz que é proibido. Não temos mais paciência para viver na imundície. É preciso conscientização da população. Esperamos que a limpeza diminua essa situação, minimizando a presença de ratos, muriçocas e os incômodos que sentimos em nossas casas”, conclui.

Denúncia

Para informar pontos irregulares de descarte de lixo ou denunciar a formação dessas áreas, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) disponibiliza o telefone (75) 99221-3324, que funciona como WhatsApp também. Após o registro da ocorrência, a demanda é encaminhada às equipes de recolhimento, que realizam o serviço no local indicado.

Maria de Jesus
Rubens Ferreira
Edileuza Francisca de Matos

 

Fotos: Roberto Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages