Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde
Após registrar seis mortes suspeitas de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta segunda-feira (9), um alerta sobre a utilização dos medicamentos para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico.
Segundo divulgado pelo G1, além das seis mortes por pancreatite associadas à utilização das canetas, mais de 200 casos de pessoas que tiveram problemas no pâncreas durante o uso dos medicamentos também são investigados.
O alerta da Anvisa abrange todos os medicamentos que contenham dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida. Com isso, estão inclusas todas as canetas registradas no Brasil.
A pancreatite já consta como reação adversa na bula das canetas disponibilizadas no Brasil, no entanto, a Anvisa pontua que, recentemente, houve um crescimento nas notificações. Além disso, a agência reforça que as canetas devem ser utilizadas exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula, sempre com prescrição e acompanhamento profissional.
O que é pancreatite
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, órgão essencial para a digestão e regulação do açúcar no sangue. Ele é responsável por produzir enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos e hormônios como a insulina.
Nos casos de inflamação no pâncreas, essas enzimas podem passar a agredir o órgão, causando dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e febre. Em casos mais graves, a inflamação pode atingir outros órgãos, provocando falência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário