PEDRÃO/BA: Cadê a água? Moradores da zona rural estão à mercê do bem mais precioso. - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

PEDRÃO/BA: Cadê a água? Moradores da zona rural estão à mercê do bem mais precioso.


 Foto: Divulgação


 cidade de Pedrão/BA, localizada no interior da Bahia, a 138 km de distância de Salvador, capital do estado, enfrenta sérios problemas relacionados à falta de água potável na zona rural. Moradores dessas localidades estão passando por dificuldades há vários dias sem acesso ao bem mais precioso.

Essa é a realidade enfrentada pela população, enquanto o atual gestor municipal, Marcílio Menezes (MDB), segundo os moradores, não tem tomado medidas eficazes para sanar o problema, que afeta toda a população rural do município.

Enquanto alguns vereadores se preocupam em afirmar que a Povoação é um local quilombola — o que moradores afirmam não ser verdade —, o povo sofre com a falta de água. A Povoação nunca foi e nunca será quilombo, e a população enfrenta a escassez de água há mais de 25 dias.

A falta de água é uma situação emergencial. A população da zona rural vem enfrentando dificuldades no abastecimento desde um acidente envolvendo um carro-pipa que atendia a região. O veículo, responsável pelo fornecimento de água em comunidades afastadas, tombou durante a semana. Apesar de não haver vítimas, o serviço essencial foi interrompido.

A situação tem gerado grande preocupação entre os moradores, que dependem exclusivamente do abastecimento por caminhão-pipa para suprir necessidades básicas como higiene, alimentação e consumo. Segundo relatos, ainda não há previsão oficial para a retomada regular do serviço.

Moradores pedem uma resposta urgente da prefeitura e dos órgãos responsáveis, destacando que a falta de água agrava as condições de vida e pode trazer sérios riscos à saúde pública. Sem água, atividades básicas como o preparo de alimentos, a higiene pessoal e os cuidados com a saúde estão comprometidos.

“Dinheiro para festa sempre tem. Teremos a Lavagem de Pedrão nos dias 17 e 18 de janeiro, e estamos sofrendo sem água. Eu sou idoso e mereço respeito. Água é vida, tem que priorizar o que é necessidade. Já são 15 dias sem água na Povoação”, desabafou um morador, que preferiu não se identificar.

Procurado pela reportagem, o prefeito Marcílio Menezes (MDB) afirmou que a gestão está buscando resolver a situação.
“A gente já está resolvendo o problema. Um dos pipas está indo para conserto, mas tem pipa rodando, sim. É só confirmar qual região precisa que a gente atende”, garantiu. O prefeito também destacou a importância da colaboração dos moradores no repasse das demandas.

Enquanto isso, a população segue aguardando providências mais rápidas e efetivas para restabelecer o abastecimento e garantir o direito básico à água. Segundo informações, as localidades da Ladeira Tiririca e da Povoação foram abastecidas pela última vez no dia 31/12. Idosos, crianças e pessoas doentes são os que mais sofrem com a situação.

O sentimento entre os moradores é de que o prefeito está mais preocupado com a realização da Lavagem de Pedrão, enquanto o povo da zona rural sofre com a falta de água.

O abandono, a desigualdade e o esquecimento imperam em Pedrão/BA. Até quando a população irá suportar uma má administração?

Fica a pergunta: será que o atual prefeito, Marcílio Menezes (MDB), sabe qual é a importância da água potável nas residências da população?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages