COPA DO MUNDO 2026: Brasil enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na fase de grupos - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

COPA DO MUNDO 2026: Brasil enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na fase de grupos


A Seleção Brasileira já tem o caminho traçado para a Copa do Mundo de 2026. Após o sorteio realizado pela FIFA nesta sexta-feira (5), nos Estados Unidos (EUA), ficou definido que o Brasil integra o Grupo C e terá como adversários o Marrocos, Haiti e Escócia.


A fase de grupos reserva duelos com diferentes níveis de experiência e história contra o Brasil. Curiosamente, Escócia e Marrocos já estiveram no mesmo grupo da Seleção Canarinho no Mundial de 1998, na França. 


Vamos relembrar!


Marrocos e o desafio da nova geração


O jogo contra Marrocos promete ser o mais taticamente complexo para o Brasil. Em Copas do Mundo, o único confronto ocorreu na fase de grupos da Copa de 1998, com vitória brasileira por 3 a 0, gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto (veja abaixo os melhores momentos).



Contudo, a realidade atual é outra. Marrocos foi a grande surpresa da Copa de 2022, alcançando as semifinais e eliminando potências como Espanha e Portugal. A força da "Geração de Ouro" marroquina foi confirmada em março de 2023, quando a Seleção Brasileira (então comandada por Ramon Menezes) perdeu um amistoso por 2 a 1.


O time conta com estrelas em alto nível europeu, como o lateral Achaaf Hakimi (PSG), o goleiro Yassine Bounou (Al-Hilal) e o meia Brahim Diaz (Real Madrid), garantindo um embate de alto nível no Grupo C.


Vale lembrar ainda que, no último 21 de novembro, a Seleção Brasileira Sub-17 venceu o Marrocos por 2 a 1 no mundial da categoria, no Catar. Os gols foram marcados por Dell, o "Haaland do Sertão", do Bahia, carimbando o passaporte para a semifinal da competição.


Dell, o Haaland do Sertão, fez 2 gols contra o Marrocos no Mundial Sub-17, em novembro | Foto: CBF

Dell, o Haaland do Sertão, fez 2 gols contra o Marrocos no Mundial Sub-17, em novembro | Foto: CBF




Escócia: quatro duelos em mundiais e histórico favorável ao Brasil


A Escócia é o adversário com o maior número de confrontos contra o Brasil em Copas. Os escoceses retornam ao Mundial após 28 anos (a última foi justamente em 1998, quando enfrentaram o Brasil na estreia).


O histórico é amplamente favorável ao Brasil, com três vitórias e um empate em quatro jogos de Copas do Mundo:



  • Copa de 1998 (França): Brasil 2 x 1 Escócia (Fase de Grupos)

  • Copa de 1990 (Itália): Brasil 1 x 0 Escócia (Fase de Grupos)

  • Copa de 1982 (Espanha): Brasil 4 x 1 Escócia (Fase de Grupos)

  • Copa de 1974 (Alemanha): Brasil 0 x 0 Escócia (Fase de Grupos)


O time europeu, treinado por Steve Clark, buscará quebrar o tabu e conta com jogadores experientes na Premier League e em grandes clubes, como o lateral-esquerdo Andrew Robertson (Liverpool) e o volante Scott McTominay (Napoli).


Haiti: arara participação e o retrospecto de goleada


A Seleção do Haiti completa o Grupo C. O país da América Central teve apenas uma participação em Copas, na Alemanha em 1974, onde não conseguiu vitórias. O confronto oficial mais recente foi na Copa América Centenária, em 2016, quando o Brasil goleou por 7 a 1.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages