O furto de cabos de energia afetou 7,6 mil clientes da Bahia entre janeiro e setembro de 2025, segundo levantamento da Neoenergia Coelba. Apesar do impacto ainda alto, o número é 60% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, graças às ações da distribuidora para fortalecer a rede elétrica.
As ocorrências também caíram: foram 1.515 casos neste ano, contra 1.603 em 2024 – uma redução de 5%. A queda reflete a parceria da Neoenergia Coelba com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que coordena a Operação Metallis para identificar receptadores de cabos roubados.
Os municípios mais afetados foram Salvador (322 casos), Feira de Santana (148), Conceição do Coite (119), Serrinha (102) e Camaçari (87).
Para reduzir o impacto aos clientes, a Neoenergia Coelba investiu em tecnologias que permitem restabelecer o fornecimento em até 60 segundos em caso de interrupções, e construiu 30 novos circuitos em 2025. O sistema conta com mais de sete mil religadores, garantindo rapidez na normalização.
A distribuidora também intensificou medidas de segurança: instalação de inibidores de acesso nos postes, substituição de caixas subterrâneas por materiais reforçados e blindagem de cabos dos religadores para dificultar furtos.
A população pode ajudar denunciando qualquer manipulação irregular da rede elétrica pelo Disque Denúncia Bahia (181). Em caso de falta de energia, o contato deve ser feito pelo teleatendimento 116.

Nenhum comentário:
Postar um comentário