CHINÊS EM CANA! Operação flagra garimpo ilegal com 60 toneladas de quartzo em Oliveira dos Brejinhos - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

CHINÊS EM CANA! Operação flagra garimpo ilegal com 60 toneladas de quartzo em Oliveira dos Brejinhos

 

Uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (25/08), no povoado de Urucu, em Oliveira dos Brejinhos, resultou na apreensão de material explosivo de uso restrito, flagrante de extração ilegal de minério e 60 toneladas de quartzo.

Conforme apuração do Informe Baiano, a ação foi conduzida pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, após denúncia anônima sobre atividades de garimpo clandestino na zona rural. No local, os policiais constataram que a extração ilegal de quartzo estava em atividade há cerca de dois meses, sem qualquer tipo de licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Durante a operação, foram encontrados: 03 sacos de 25 kg de ANFO (explosivo de demolição tipo B, marca Piron); 03 emulsões explosivas encartuchadas (1kg cada); 01 carretel de 200 metros de cordel detonante; 39 acionadores espoletas; 02 retroescavadeiras hidráulicas; 01 pá carregadeira em operação; Compressores industriais; 01 caminhão caçamba Ford carregado com cerca de 15 toneladas de quartzo; 45 toneladas adicionais de quartzo estocadas no terreno; 15 trabalhadores atuando na extração.

O responsável pela atividade ilegal foi identificado como Li de Hua, estrangeiro de nacionalidade chinesa, que estava no Brasil com visto de turista. Segundo a polícia, ele não possuía nenhuma licença ambiental ou autorização da ANM.

O material explosivo apreendido, de uso exclusivo do Exército Brasileiro, é o mesmo tipo comumente utilizado em ataques a carros-fortes e agências bancárias, o que aumentou a gravidade da ocorrência. Por isso, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado para recolher e transportar os explosivos em segurança.

Li de Hua foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, juntamente com os equipamentos, materiais e veículos apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages