O ex-prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, veio a público nesta segunda-feira 28 para apresentar um balanço das ações à frente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), entre os anos de 2017 e 2024. Em sua fala, ele destacou os avanços obtidos, os desafios enfrentados e o legado deixado pela gestão.
Segundo Joaquim, a autarquia foi conduzida com responsabilidade fiscal e foco na população, mesmo diante de uma dívida herdada de R$ 14 milhões com a Coelba, além de restrições orçamentárias e os impactos da pandemia. “Assumimos o SAAE com dificuldades, mas conseguimos manter salários em dia, fornecedores pagos e atualizar o plano de cargos e salários dos servidores”, afirmou.
Os números apresentados mostram um avanço expressivo na cobertura de abastecimento de água, que saltou de 87% para 98%, chegando a 100% na zona urbana. Comunidades como Mangueira, Sucupira (Km 19), Boa Esperança, Serra do Ouro, Calu, Gameleira, Ladeira Grande, Tucum, Rua do Catu, Coqueiral II e Nova Brasília passaram a receber água tratada de forma regular.
Na área de saneamento, a cobertura de esgoto saiu de 12% para quase 50%. A nova Estação de Tratamento de Esgoto foi iniciada e deixada com 95% da obra executada. Obras estruturantes também foram realizadas em bairros como Nova República, Frei Leão, Romana Sales, Novo Paraíso, Narandiba e Vila de São Pedro.
Outro destaque foi o combate aos alagamentos históricos em Alagoinhas. Com as obras das Poligonais Noroeste e Sudoeste, a gestão promoveu o maior programa de macrodrenagem da história do município, beneficiando bairros como Silva Jardim, Santa Terezinha, Lagoa da Cavada, Parque da Jaqueira, Dantas Bião e Santo Antônio.
Joaquim Neto finalizou agradecendo aos servidores do SAAE e da Secretaria de Infraestrutura, reconhecendo o empenho técnico e comprometido de todos que contribuíram com as melhorias. “Nada disso teria sido possível sem o trabalho dedicado de cada servidor. A eles, o meu agradecimento”, concluiu.
REDAÇÃO : FALA ALAGOINHAS NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário