O concurso Redação Nota 1000 Bahia, criado pela Secretaria de Educação do estado (SEC), irá premiar as melhores produções textuais de estudantes do 3° ano do Ensino Médio e modalidades equivalentes da rede estadual de ensino. O edital foi publicado no dia (9) de julho.

Concurso Redação Nota 1000 premiará melhores redações de alunos da rede estadual de ensino. Foto: Memo Soul
A iniciativa tem o objetivo de estimular a leitura, o aprimoramento da escrita e senso crítico dos alunos e contribuir com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de valorizar produções autorais. Serão cinco ciclos de realização de redações dissertativo-argumentativas, com temas distintos, que acontecerão entre julho e novembro de 2025. Os estudantes classificados em 1°, 2° e 3° lugar a cada ciclo serão premiados com notebooks e certificados.
Os três melhores textos de cada ciclo As redações dissertativo-argumentativas devem ser manuscritas, ter entre 20 e 30 linhas e ser feitas em sala de aula, em uma folha de redação padronizada, oferecida pela Secretaria de Educação. O horário é definido pela escola, que deve designar um professor para a supervisão da aplicação da etapa do concurso.
Podem participar estudantes matriculados na rede estadual de ensino, inclusive nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas, Educação Escolar Indígena e Educação Profissional e Tecnológica.
A cerimônia de premiação acontecerá durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, durante os dias 3 a 5 de dezembro, em Salvador. O resultado final do concurso estará disponível no site oficial da Secretaria da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Inscrição e informações sobre as redações
Para se inscrever, o estudante deve sinalizar seu interesse para o professor da turma. As redações precisam ser dissertativo-argumentativas, manuscritas, inéditas e autorais. Elas devem abordar o tema correspondente ao ciclo, ter entre 20 e 30 linhas e ser feitas em sala de aula, em uma folha de redação padronizada oferecida pela Secretaria de Educação. O horário de elaboração textual é definido pela escola, que deve designar um professor para a supervisão da produção.
Cada redação poderá alcançar até 1000 pontos. A correção será feita por uma comissão estabelecida em Portaria pela Superintendência de Políticas para a Educação Básica, a partir das competências de avaliação do Enem. Cada participante poderá ser premiado em apenas um ciclo. Caso tenha mais de uma redação selecionada, será considerada a que obtiver a maior nota.

A redação deve respeitar os direitos humanos, ser dissertativo-argumentativa e ter proposta de intervenção. — Foto: Divulgação Unicentro
Veja os temas de cada ciclo do concurso Redação Nota 1000 Bahia
Ciclo I - A memória como ferramenta de resgate e construção de um futuro mais justo: lições da ditadura militar a partir da obra de Marcelo Rubens Paiva
Ciclo II - Bahia pela paz e a garantia de Direitos
Ciclo III - O Impacto das tecnologias na saúde emocional da população brasileira
Ciclo IV - A importância da eficiência energética para a construção de um futuro sustentável
Ciclo V - Resistência e ancestralidade: o papel dos quilombos contemporâneos na Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário