A partir do segundo semestre de 2025, produtos lácteos terão rótulos com alertas: “ESTE PRODUTO NÃO É LEITE” e “NÃO É IOGURTE”. A medida, anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, visa garantir mais transparência e ajudar o consumidor a identificar corretamente o que está comprando.

A decisão do Ministério da Agricultura busca evitar confusões e garantir mais clareza para o consumidor que consomem alimentos lácteos. Foto: Ilustrativa/Freepik
A decisão vem após sucessivas queixas sobre rótulos pouco claros e produtos que imitam leite ou iogurte, mas que são compostos por misturas com menor valor nutricional. Na prática, muitos consumidores só percebem a diferença depois de levar o produto para casa.
Casos como o de cremes de leite que são, na verdade, misturas com soro, ou de bebidas que simulam iogurtes, mas contêm conservantes e aditivos, motivaram a nova regulamentação. Segundo especialistas, essa confusão pode impactar negativamente a saúde, especialmente quando há perda de nutrientes como proteínas.
“Muitas vezes você compra um leite fermentado achando que é um iogurte, e ele tem outros compostos que fazem com que tenha menos proteínas. Isso pode trazer impactos negativos para essa pessoa”, alerta a médica nutróloga Marcela Garcês.
Rótulos com alertas
As novas regras para a implementação dos rótulos com alertas têm prazos definidos para a adequação dos fabricantes:
- Compostos lácteos devem se adaptar até 27 de agosto
- Bebidas lácteas até 4 de setembro.
Produtos produzidos antes dessas datas poderão ser vendidos normalmente até o fim da validade. Para a médica, a mudança é bem-vinda: “O ideal é que a gente consuma o alimento sabendo exatamente o que ele é.”

Os produtos lácteos, que são alimentos à base de leite, terão rótulos com alertas informando sua composição para maior conhecimento dos consumidores. Foto: SBT News
Nenhum comentário:
Postar um comentário