Prefeitura inicia obra emergencial na Fonte dos Padres - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Prefeitura inicia obra emergencial na Fonte dos Padres

Nesta sexta-feira, 16, o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, assinou a ordem de serviço em caráter emergencial para a realização de três obras de recuperação de trechos de vias danificados pelas chuvas de volume acima do previsto, registradas no início deste mês. Além da requalificação da ponte na região da Fonte dos Padres, as intervenções ocorrerão na ponte do Riacho da Guia e na Rua Altino Rocha, mais conhecida como Rua da Unirb.

Na Fonte dos Padres, as obras começaram imediatamente após a assinatura da ordem de serviço. “Foram 11 dias entre a chuva, o rompimento de parte da ponte e o início das obras de reconstrução. Nem mesmo no auge da pandemia, houve um processo de contratação emergencial – que envolve planejamento, estudos técnicos, projeto, orçamento e questões jurídicas –, concluído de forma tão rápida. E isso diz muito sobre a equipe de secretários, servidores efetivos e comissionados, sobre todos os profissionais que fazem o dia a dia da Prefeitura. Por isso, quero registrar a minha gratidão à competência e ao comprometimento de cada um deles”, destaca o prefeito Gustavo.

Ponte será ampliada
A estrutura da ponte da Fonte dos Padres recebe água das bacias hidrográficas que nascem no Santa Terezinha e na Cavada. Em períodos chuvosos, o volume aumenta consideravelmente. De acordo com a secretária municipal de Obras e Projetos, Maria das Graças Reis, a requalificação dará à ponte a dimensão compatível com o volume das águas pluviais que a estrutura precisa suportar, por, pelo menos, 40 anos.

“Atendendo à ordem do prefeito, para que seja realizada uma obra emergencial, porém, definitiva, adotaremos uma técnica utilizada para reforçar estruturas que precisam suportar trânsito pesado, com a implantação de aduelas (peças de concreto que servem para construir o vão da ponte) reforçadas”, explica a secretária. Além de mais robustez, a ponte também terá a largura ampliada de 6 para 12 metros, com 2m de cada lado para utilização exclusiva de pedestres.

A escolha da empresa para realizar as obras emergenciais teve como critério o menor preço, e a previsão de conclusão é até o fim de junho. “Sabemos da importância dessa ponte para a mobilidade urbana, já que é o principal canal de ligação entre a região de Alagoinhas Velha e a do Petrolar, e temos a certeza de que, no São João, a ponte estará requalificada, e o trânsito fluindo normalmente nessa região da cidade”, diz o prefeito Gustavo Carmo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages