O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que o presidente Lula (PT) possa ajudar no processo de paz, da guerra entre Rússia e Ucrânia, ao tentar unir os presidentes da América Latina para um encontro. A declaração foi dada durante entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (26).
"Preciso de coisas bem concretas. Que ele [Lula] una a América Latina e nos dê oportunidade de fazer uma reunião e conversar”, declarou. No final de maio deste ano, após reunião do G7, os presidente protagonizaram um desencontro, que segundo Lula aconteceu pois Zelensky não apareceu no horário e local marcados.
Zelensky disse, durante a entrevista, que virá ao Brasil se for convidado por Lula e relatou ter chamado o brasileiro para visitar Kiev, mas que o convite foi negado. "Se não nos encontramos, significa que há algo errado entre os nossos povos. Não entendo a razão de não nos reunirmos".
Ainda sobre o processo de ajuda necessária, o ucraniano disse que sabe que Lula não dará armas para o país, mas afirma que o Brasil pode auxiliar no desenvolvimento de desminagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário