Cerca de 90 milhões de itens que vencem até o fim de julho, dentre os quais estão medicamentos e vacinas, estão guardados no estoque do Ministério da Saúde Herdados do governo Jair Bolsonaro (PL) com validade curta, esse estoque inclui remédios para HIV, vacinas, contraceptivos e medicamentos do chamado "kit intubação".
A equipe da ministra Nísia Trindade negocia com a indústria a troca de parte dos produtos. A lista completa de itens do SUS armazenados na central de distribuição da Saúde em Guarulhos (SP) está sob sigilo desde 2018 e foi mantida dessa forma pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com integrantes da pasta, diversas compras foram feitas sem planejamento e não houve esforço em entregá-las dentro do prazo. O governo Lula ainda está com dificuldade para repassar esses insumos com prazo menor de validade a estados, municípios e outros países. A pasta da saúde afirma que recebeu da gestão passada cerca de 160 milhões de itens com validade expirando de janeiro a julho e com valor estimado em R$ 981,8 milhões, segundo a pasta.
Fonte/Metro 1

Nenhum comentário:
Postar um comentário