Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa na próxima segunda-feira (16) - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa na próxima segunda-feira (16)

O tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes é sempre urgente, dada a gravidade de tais situações para a dignidade humana. Para colocar a boca no trombone e expor à sociedade a gravidade dessa situação, a fim de combatê-la, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes inicia suas ações com a entrevista “Falando e Fazendo Bonito”, no programa matinal de Ailton Borges na Digital News FM, às 8h, com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social Edvan Souza, Coordenador do Sistema de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente;

Leidiany Rocha, Coordenadora de Proteção Social Especial; e Felipe Gabriel Araújo Silva, Coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Ainda na segunda-feira (16), será realizada a Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência. A atividade será realizada durante por técnicos do CREAS, durante a Sala de Espera, no turno da manhã, na Secretaria de Saúde (SESAU) e na policlínica municipal.

Já nas Unidades PSF/UBS, o tema da Sala de Espera será Prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na terça-feira (17), a Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO!”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual será feita na Escola Estadual Magalhães Neto (às 8h), no CETEP (às 8h), no Colégio Miguel Santos Fontes (às 13h30) e Colégio Estadual Maria José Basto (às 13h30).
No terceiro dia (18), a casa do povo será palco do III Seminário de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que começa às 8h, com uma Mesa Solene formada com representantes da SEMAS do Poder Judiciário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente CMDCA).

No Hall de Entrada da Câmara Municipal de Vereadores Técnicos do CREAS farão uma Exposição Temática abordando o que é o CREAS e a Rede de Proteção; qual o papel do Conselho no combate à exploração sexual. Também haverá apresentação cultural no espaço.

Na manhã do penúltimo dia da Semana, 19 de Maio, a Central de Abastecimento e praças dos distritos de Boa União e Riacho da Guia receberá o Rolê de Prevenção e Proteção: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por meio da exposição de frases de efeito, a ação pretende chamar a atenção da população para se juntar à luta por essa causa.

Na sexta-feira (20), fechando a programação, a rede de proteção construirá jardins em alusão à Campanha Nacional Faça Bonito, que atua em todo os país, no front de combate, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estão programados para participar da ação as unidades dos CRAS, CREAS, SEMAS, CIAS (Centro Integrado de Assistência Social), Unidade Descentralizada do Cadastro Único, Pastoral do Menor de Alagoinhas- BA, Colegiado I e II – Conselho Tutelar, SEDUC, SESAU, SEMAG, 1a Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4o Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Alagoinhas-BA.

“Vamos “fazer bonito!”, anunciou o Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito. “Precisamos proteger e promover direitos e vida plena a todas as crianças e adolescentes, esse é o papel da gestão Joaquim Neto, que sempre cuidou do Social, como uma das prioridades do governo”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages