PGR teria pedido busca e apreensão contra João Leão durante operação da PF - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

PGR teria pedido busca e apreensão contra João Leão durante operação da PF


 O vice-governador João Leão também seria alvo do episódio dos supostos desvios de dinheiro público na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste.  Segundo informações obtidas pelo BNews, a  Subprocuradora Lindora Araujo pediu busca e apreensão para o vice-governador na operação do dia 26 de abril, mas teria sido negado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes.


A reportagem tentou contato com João Leão, mas as ligações telefônicas não foram atendidas.


ação do último mês, batizada de Cianose, contou com apoio da  Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão de empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. Não há mandados contra governadores na operação. A investigação mira um contrato, que pagou de forma antecipada R$ 49 milhões para Hempcare Pharma Representações Ltda., na compra de respiradores nunca entregues.


O nome de Leão foi citado durante depoimento dos empresários Paulo de Tarso, CEO da empresa Biogeoenergy, preso na Operação Ragnarok e que está sendo investigado pela fraude na compra de respiradores, e o empresário Cleber Isaac, citado como “intermediário” no caso. 


Na época, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) afirmou que o vice-governador iria processar judicialmente os empresários. “Diferente do que foi dito pelo Paulo de Tarso, ele procurou a SDE interessado em abrir fábrica do equipamento na Bahia, jamais tratamos de contrato comercial, pois este não é o mote de atuação da SDE. Além disso, eu jamais tutelei o Cleber Isaac para representar o governo em tratativa comercial, nem o conhecia. Estou processando os dois”, disse.


Fonte/Bnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages