A Bahia possui 1.576.023 eleitores com títulos cancelados, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na quinta-feira (16). Desse total, 258.265 residem em Salvador.
A situação pode ser contornada com a regularização do título perante ao TRE-BA. Por causa da pandemia de Covid-19, o atendimento é realizado de forma online.
Os documentos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. Para isso, o eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco.
Caso o usuário não tenha acesso à internet, o serviço pode ser marcado através do número (71) 3373-7000 ou pela atendente virtual Maia, que faz parte do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).
Por causa da ausência de regularização, o título é cancelado e o eleitor fica sem poder votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo.
Fonte/V Notícias

Nenhum comentário:
Postar um comentário