A semana começa, em Alagoinhas, com uma intensa programação da campanha Setembro Amarelo - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

A semana começa, em Alagoinhas, com uma intensa programação da campanha Setembro Amarelo

Share This

Foto: Roberto Fonseca

A programação preparada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) para o Setembro Amarelo tem mobilizado a sociedade alagoinhense em torno da importância do afeto e do cuidado no combate à depressão, uma das principais causas do suicídio. Com ações diversificadas nos equipamentos de proteção social, a terceira semana do mês começou com atividades diversas, na zona urbana e rural.

Divulgação

 Na segunda-feira (13),  a “Caixinha dos Sentimentos” foi uma das ferramentas utilizadas durante a Sala de Acolhimento do CRAM, para que as assistidas pudessem compartilhar melhor suas emoções, a partir  da pergunta norteadora “o que você está sentindo?”. Com o uso desse dispositivo, cada uma recebeu  uma mensagem de motivação, trazendo clareza e incentivo para suas questões pessoais.

Divulgação

Já no CRAS de Nova Brasília, os adolescentes  do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da construção da “Árvore da Vida”, o que proporcionou um diálogo sobre sentimentos e desejos, fortalecendo a autoestima, o bem estar e o cuidado na juventude.

Divulgação

Ainda na segunda, aconteceu a “Ciranda do Cuidado”, na comunidade do Cangula, com o objetivo de provocar reflexões sobre  sexismo, machismo,  patriarcado e a relação de tais temas com  a ideação suicida, a autolesão e na ocorrência fatal do suicídio. O encontro contou com a contribuição do pós-doutor em Psicologia Moacir Lira. Também foi feita a apresentação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, acentuando de que forma ela pode contribuir na  valorização e fortalecimento da vida.

Foto: Roberto Fonseca

O CRAS Itinerante esteve na comunidade do Calu, nesta terça-feira (14), apresentando os serviços oferecidos pelo equipamento de proteção social, criado pela secretária da pasta Ludmilla Fiscina, “para que a gente possa atender as pessoas que não podem se deslocar até uma das quatro unidades do CRAS, democratizando a oferta dos serviços e indo em direção à população”.

Foto: Roberto Fonseca

O encontro em Calu contou com o apoio da Associação de Moradores, onde as atividades foram realizadas, com a apresentação do programa Qualifica Alagoinhas e esclarecimentos sobre o Cad único. O Programa Criança Feliz também participou da ação, com uma fala da supervisora Gabriela do Nascimento Carvalho, que chamou a atenção sobre a valorização das pequenas ações cotidianas e a importância de manter o pensamento positivo “como o girassol que sempre busca pela luz do sol”.

Divulgação

Enquanto isso, na sede SEMAS, foi realizado um bate-papo com os usuários que aguardavam atendimento, abordando a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, com contribuições da psicóloga Emanuele Lopes, diretora de Inclusão e Promoção Social.

Na quarta-feira (15), a programação do Setembro Amarelo contará com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde, durante a Árvore de Valorização à Vida, no CRAM, às 14h. Confira as demais atividades ao longo dessa semana:

 

15 de setembro -9hEncontro do Cuidado: O despertar do afetoCRAS Boa União
15 de setembro – 09hBlitz de Valorização da VidaUnidade Descentralizada do Cadastro Único
16 de setembro – 09hCiranda do Cuidado ItineranteAtividade Itinerante / CRAM
16 de setembro – 09hCiranda do Cuidado: Valorização da vida e prevenção ao suicídioCRAS Praça do CEU
17 de setembro – 08h às 16hPainel de Valorização da VidaCRAM
17 de setembroCiranda do Cuidador: Grupo de Crianças do SCFVCRAS Nova Brasília

Obs: Cronograma sujeito a alterações

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages