Contra o coronavírus, Inhambupe pede socorro - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Contra o coronavírus, Inhambupe pede socorro


A cidade de Inhambupe, localizada a cerca de 40 km de Alagoinhas, pede socorro contra a disseminação do novo coronavírus. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (28), pela Secretaria Municipal da Saúde, o município registrou desde o início da pandemia 1.732 casos confirmados, e atualmente tem 238 ativos, e 28 óbitos.

Em levantamento realizado pela equipe do Alagonews, e conforme gráfico abaixo, entre os dias 19/05 e 28/05, Inhambupe teve 234 novos casos, contra 125 recuperados no mesmo período, ou seja, mais pessoas se infectando do que se recuperando.

Para tentar frear a disseminação e evitar o colapso do seu pequeno sistema de saúde, o prefeito  Fortunato Silva Costa (PSD), determinou o lockdown de 00h do dia 25 às 05h do dia 31 de maio de 2021, mas conforme comunicado feito pela prefeitura nesta sexta-feira (28), o mesmo, foi prorrogado até às 05h do próximo dia 03 de junho.

A ação da gestão municipal, criou várias críticas de alguns comerciantes locais, pois, de acordo com as regras, os supermercados, padarias e demais estabelecimentos, com exceção das farmácias, tiveram o atendimento ao público de forma presencial interrompido, sendo permitido apenas o método de delivery. 

Em contato com uma moradora da cidade, ela revelou que os mercados estão realizando a entrega apenas para compras acima de R$ 30, e acusou a prática como absurda por parte dos estabelecimentos.

"Uma vizinha tentou comprar um pacote de macarrão e leite para o filho, e não conseguiu, pois o valor da compra ficou abaixo dos R$ 30. É um absurdo, estão jogando contra a vida, eles só querem saber de dinheiro, do lucro, do bolso deles e a população é quem sofre, e quando estavam abertos, não faziam controle algum de temperatura e não ofereciam o álcool gel.", denunciou a moradora que preferiu não se identificar.

Nossa equipe realizou contato com a prefeitura de Inhambupe e nos foi informado de que o momento é crítico, e que a regulação de casos mais graves estão sendo realizados a cidade de Camaçari, localizada a cerca de 122 km do município.


A foto acima mostra a situação da recepção do Centro de Referência COVID da cidade, e foi tirada ontem (28).

O Centro de Referência Covid-19 é um espaço de estabilização de pacientes positivados, e também de triagem e acolhimento de casos suspeitos para o coronavírus,  que conta com uma sala vermelha para atendimento de gravidade, equipada com 3 leitos, monitor, desfibrilador, respirador e válvula de oxigênio individual. Para os casos suspeitos, existe um leito com uma maca contendo torpedo de oxigênio para cada paciente que esteja em atendimento e também com sala de medicação com duas poltronas para paciente em observação, com válvula de oxigênio.


Por / AlagoNews 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages