Anvisa aprova uso emergencial da Coronavac e Oxford-AstraZeneca - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Anvisa aprova uso emergencial da Coronavac e Oxford-AstraZeneca

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo (17.jan) o uso emergencial de duas vacinas: CoronaVac apresentada pelo Instituto Butantan e Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No vota da relatora , diretora Meiruze Freitas houve recomendação para que o Butantan apresente mais documentos sobre o imunizante do laboratório Sinovac. Já o diretor Alex Campos disse que se voto não teria espaço para negar a ciência e politização. Ele também citou a tragédia de Manaus e a falha do Estado em todos os níveis. Além dos dois, também votou a favor do uso emergencial o diretor Romison Mota, formando maioria simples, . 

Antes do resultado ser anunciado, São Paulo informou que não perderá tempo para iniciar a vacinação no estado. O governador também pediu ao Butantan que faça imediatamente a entrega das vacinas requisitadas pelo Ministério da Saúde.
 



Governadores de outros estados também anunciaram que vão iniciar a imunização nos próximos dias. Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, divulgou que o governo do estado pretende iniciar a imunização dos grupos prioritários até quinta-feira (21.jan).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, convocou uma entrevista coletiva no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.

Os pareceres das áreas de medicamentos, que avalia os estudos clínicos e eficácia e segurança;    de certificação Boas Práticas de Fabricação, que verifica se os locais de fabricação da vacina têm condições adequadas; e de monitoramento de eventos adversos, que monitora e investiga depois da vacinação se as pessoas tiveram alguma reação à vacina recomendaram neste domingo (17.jan) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e da vacina da Universidade de Oxford, do laboratório AstraZeneca.

Vacina de Oxford/AstraZeneca - Fiocruz
tipo: vetor viral (vírus geneticamente modificado)
doses: 2
eficácia: 70,4%
armazenamento:2 a 8ºC (6 meses)
produção Fiocruz: 100 milhões de doses no primeiro semestre 

Vacina Sinovac/CoronaVac - Instituto Butantan
tipo: vírus inativado (enfraquecido)
doses: 2
eficácia:50,4% para todos os casos/ 70% para casos leves/ 100% casos moderados ou graves
armazenamento: 2 a 8ºC 
produção Butantan: 1 milhão de doses por dia no primeiro semestre 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages