Mais de 700 bolsas auxiliam estudantes - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Mais de 700 bolsas auxiliam estudantes


 Já estão abertas as inscrições do processo seletivo 2021.1 para os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Bahia, com a oferta de 6.460 vagas, das quais 735 são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio.

O edital, com a lista completa de cursos, vagas disponíveis, valores das mensalidades para cada município e descontos, entre outras informações, estão disponíveis no site www.tecnicosenai.com.br.

Devido aos riscos de infecção, não descartada a ameaça de uma segunda onda de Covid, grande parte das aulas é realizada de forma remota, ao vivo, na plataforma educacional Meu Senai, mediante acesso por meio de link informado aos discentes.

Há, no entanto, cursos presenciais, devido à natureza da formação, com oferta de 580 bolsas para este tipo de modalidade, enquanto outras 155 são ofertadas para os não presenciais, com transmissão de conteúdo pela internet.

Critérios – As bolsas são destinadas a estudantes de famílias comprovadamente de baixa renda, que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.

Os candidatos com este perfil têm até 9 de dezembro para fazer a inscrição, enquanto os alunos pagantes podem matricular-se até dia 20, com desconto de 60% na primeira mensalidade e de 30% no pagamento até o dia 5 de cada mês, até o final do curso.

Os estudantes de curso técnico pago também têm a possibilidade de solicitar o crédito estudantil, com ou sem fiador. Neste caso, o aluno pode optar por pagar 50% da mensalidade durante o curso e o restante depois de formado.

“Eu peço desculpas aos

colegas e à sociedade

brasileira por essa

dificuldade que

enfrentamos, mas

esclareço que não

houve nenhum tipo de

comprometimento

para a fidedignidade

do voto”

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, ontem em sessão da corte, sobre o atraso na apuração no domingo

SEI em expansão

Aproxima-se de 10 mil o número de cidadãos cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações da Bahia (SEI), com objetivo de permitir acompanhamento de processos, assinatura, autenticação e inclusão de documentos pendentes. A estreia do SEI Bahia, em janeiro, já havia registrado 339 novos cadastrados; o número foi crescendo e facilitando os trâmites para 9.788 cidadãos, em número atualizado até outubro. Agora, meados de novembro, a expectativa é chegar a 10 mil.

– Uma grande vantagem para o usuário externo é a possibilidade de recepcionar o documento onde ele estiver, até em outro estado, e poder assinar, reconhecer firma e enviar tudo de maneira eletrônica, via sistema, de forma instantânea – explica o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza.

Promotores em Camaçari

Foram homologados na última sexta-feira pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia os promotores Luciano Pita Santos e Carla Andrade Barreto Valle, para coordenador e suplente, respectivamente, da Promotoria de Justiça Regional de Camaçari, no período que se inicia no dia 1º/12 e vai até 30/11/2021.

POUCAS & BOAS

Ontem foi Dia Internacional da Prematuridade, e a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes), entidade que reúne 77 associações de municípios baianos, está fomentando iniciativas voltadas para a sensibilização e alerta sobre o tema. Entre as atividades já realizadas no estado a Apae de Una, em parceria com professores e alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, desenvolveu um programa de estímulo essencial entre os alunos da entidade na cidade. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano, o que equivale a um em cada 10 bebês.

O trabalho “Treinamento de suporte básico de vida com professores do ensino médio na Bahia” foi um dos destaques da programação do 16º Congresso Mundial de Saúde Pública, realizado na Itália e publicado no periódico científico Jornal Europeu de Saúde Pública. A pesquisa de campo foi desenvolvida em três escolas públicas do estado pela professora doutoranda Misa Duarte, com os estudantes Hanna Oliveira, Pedro Sales, Gabriela Rocha e Ingrid Oliveira, do curso de medicina da Unime Lauro de Freitas. A elaboração do artigo contou com a participação do professor Thiago Vivas e da professora Vilanice Pushel, da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages