Mais uma vez, Alagoinhas não atinge metas do IDEB e Radiovaldo critica retrocesso na educação - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Mais uma vez, Alagoinhas não atinge metas do IDEB e Radiovaldo critica retrocesso na educação

Mais uma vez, o município de Alagoinhas não atingiu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme dados divulgado, na última terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC). O município alcançou a nota 3.8, para os anos finais do ensino fundamental, sendo que a projeção era de 4,7. No cálculo referente aos anos iniciais do ensino fundamental, teve nota 4.7 e a meta era 4,9.

Pré-candidato a prefeito pelo PT, Radiovaldo Costa criticou o desempenho do município e lembrou que apenas nos anos de administração de Joseildo os índices foram alcançados. “ É incompreensível chegar nesse momento e verificar que lá atrás, com menos recursos para área, a gente tenha atingido a meta estabelecida e de lá pra cá tenhamos parado no tempo ou até mesmo retrocedido. Mostra que tanto o atual prefeito quanto o ex-gestor são partes de um corpo só e sempre trataram a educação com descaso. Não por acaso, o atual vice de um foi secretário de educação de outro. Vamos fazer diferente ”, criticou.

 João Henrique (Podemos), vice na chapa de Radiovaldo, também criticou o descaso das duas últimas gestões com a educação municipal.  “ É uma profunda vergonha e tristeza saber que temos 12 anos de atraso em Alagoinhas! A mesma forma de tratar a educação na gestão passada e atual, sem prioridade e compromisso com o futuro dos nossos jovens! Só se transforma uma geração através da educação e a ineficiência na gestão da educação nos últimos governos impacta diretamente no desenvolvimento e na empregabilidade em nossa cidade! É necessário nos indignarmos e não nos sujeitarmos a governantes descomprometidos com a Educação".

O Ideb permite avaliar a qualidade do ensino público: índices de aprovação/reprovação dos estudantes e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar, notas em provas de português e de matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Por meio de dados concisos, possibilita aos gestores públicos buscarem soluções concretas para melhoria e aprimoramento da oferta da educação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages