Em Alagoinhas, pacientes recebem fraldas em domicílio - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Em Alagoinhas, pacientes recebem fraldas em domicílio


Equipes de saúde realizam busca ativa de pacientes para a entrega de fraldas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) iniciaram, esta semana, visitas domiciliares com a entrega de fraldas aos pacientes acamados assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Podem receber o item os pacientes diagnosticados com incontinência urinária, disfunção da bexiga ou doenças do trato urinário, mediante necessidade comprovada em relatório médico.

O fornecimento é mensal e, visando facilitar o acesso aos pacientes, com um acompanhamento e um olhar social e clínico a esses usuários, a Secretaria Municipal de Saúde parte de uma ação conjunta entre profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que levam diretamente às residências desses moradores os pacotes de fralda.

“Durante essa visita, levamos as fraldas e já verificamos as demais necessidades em saúde do paciente. Então a nova proposta visa atender à demanda do usuário, ao mesmo tempo em que ele é acompanhado mensalmente nas suas necessidades. Rosania vem insistindo e reforçando que a Secretaria de Saúde tem que trabalhar e estar sempre mais próxima ao paciente. Então temos a entrega na própria casa, evitando que esses usuários, muitos deles idosos ou portadores de necessidades especiais, precisem se deslocar todo mês ao PSF, e conseguimos também fazer essa abordagem, com um olhar social e clínico dessas famílias”, explica a assistente social Gilzeane Santana Souza, junto à enfermeira que também atua nas visitas domiciliares, Denise Gonçalves Romão.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia é também uma forma de minimizar os riscos de exposição e de reforçar as recomendações para isolamento social, diante da pandemia do coronavírus, reduzindo o fluxo e movimentação de pessoas. Nas visitas, os profissionais atuam devidamente paramentados.

Para receber as fraldas, é necessário fazer a requisição, com apresentação de xérox do RG, CPF, cartão SUS e relatório médico do paciente, descrevendo o material e o quantitativo. O requerimento pode ser preenchido nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, e a orientação, aos moradores de áreas descobertas, é que busquem a UBS mais próxima da sua residência para a solicitação. A SESAU salienta ainda que pacientes que já possuem o cadastro não precisam preencher novamente os dados, porque já estão no sistema para receber as fraldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages