Bahia: conheça o prefeito que pode ser reeleito apenas com o próprio voto; "responsabilidade aumenta" - Fala Alagoinhas News | Portal de Alagoinhas e Região

Bahia: conheça o prefeito que pode ser reeleito apenas com o próprio voto; "responsabilidade aumenta"

O município de Licínio de Almeida, a 674 km de Salvador, vai contar com apenas um candidato a prefeito nas eleições 2020. O atual gestor, Dr. Fred - como é conhecido -, vai tentar a reeleição e é o único na disputa, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB) é médico e faz parte da coligação "Um novo tempo continua", juntamente com o PSD. Robertinho é o seu vice na chapa. O prefeito é natural de Cantagalo, Rio de Janeiro, casado, possui dois filhos e desde 2010 se mudou para o município, que tem pouco mais de 12 mil habitantes segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Fui fazer um trabalho temporário, acabei conhecendo minha esposa e fixando residência", disse em entrevista ao Aratu On. Dr. Fred esperava uma eleição tranquila este ano, já que na última disputa o candidato da oposição perdeu com pouco mais de 200 votos de diferença. "Só não sabia que ia ser o único [candidato] e vejo que a responsabilidade aumenta". "Agora temos que ver no que falhamos para podermos corrigir e acertar cada vez mais". 
O candidato revelou ainda que espera da população o voto pelo bom trabalho e não por ele ser o único na disputa. "Quero que votem porque temos o melhor plano de governo e esperamos conseguir fazer mais do que fizemos nos últimos anos", falou. Dentre as propostas de Dr. Fred está a cotinuidade. "Eu utilizo os serviços públicos e prezo pela qualidade porque é aqui que eu resido", revelou.
A situação é rara no Brasil e é assegurada por lei. Dos 417 municípios da Bahia, Licínio de Almeida é o único com apenas um candidato disputando a chefia do Executivo. Recentemente, apareceu pelo sexto ano consecutivo como destaque na educação pública. Em 2019 alcançou a maior nota do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com 7,3 pontos, para 300 alunos avaliados em Português e Matématica. 
Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um, sendo que brancos e nulos não contam como válidos. No caso de municípios com apenas um concorrente, basta apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito. Portanto, Dr. Fred só precisa do próprio voto para ser reeleito e ficar no mandato por mais quatro anos.

Fonte/ Aratu On

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages