A empresária Isabel Cristina Fragoso filmou uma grande quantidade de gafanhotos no condomínio onde mora, em Carpina, Zona da Mata de Pernambuco. Ela disse à Globo Nordeste que os insetos tomaram conta do jardim e comeram as plantas.
– Moro há mais de oito anos aqui. E nunca vi isso. Pesei que eram folhas. Queria saber o que fazer para evitar que eles comam o resto – falou.
fazer para evitar que eles comam o resto – falou.
Apesar do susto tomado pela empresária, Argus Vasconcelos de Almeida, professor aposentado que atuou no Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), explicou que os gafanhotos registrados ali não são os mesmos que apareceram na Argentina e “ameaçaram” invadir o Sul do Brasil.
– É uma espécie completamente diferente. Está em período de reprodução. Aqueles gafanhotos da Argentina são migratórios. Esses são solitários – esclareceu Argus.

O professor afirmou ainda que o tipo de gafanhoto encontrado por Isabel é comum na região e não forma nuvens.
– É o Tropidacris, em suas formas jovens. Eles eclodem normalmente na época das chuvas. Eles são conhecidos por atacar palmácias, coqueiros e outras espécies de palmeiras. Não causam grandes danos, porque são temporários – disse o professor.
Fonte pleno News
Nenhum comentário:
Postar um comentário