Divulgação/ PMPJ
A Prefeitura Municipal de Pojuca, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, realizou uma campanha gratuita de rastreamento do câncer de mama que beneficiou um total de 1.112 mulheres pojucanas. A ação aconteceu no Largo 29 de Julho, no período de 25 de junho a 11 de julho, de segunda a sábado, das 7h às 16h.
Os atendimentos foram realizados por duas profissionais especializadas, garantindo cuidado técnico e humanizado às mulheres que compareceram para realizar a mamografia. A campanha teve como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a importância do cuidado com a saúde feminina no município.
A técnica em radiologia, Diane Ferreira, destacou a relevância do exame. “A mamografia é um exame crucial para detectar o câncer de mama precocemente, por isso, é muito importante que as mulheres venham participar desse momento. Não é um exame barato e está sendo oferecido gratuitamente para que nós, mulheres, possamos cuidar do que mais importa: nossa saúde.”
Para participar, as mulheres precisaram atender a alguns critérios clínicos, como:
Ter entre 45 e 69 anos;
Não ter realizado procedimentos estéticos ou cirúrgicos na região das mamas;
Não possuir cicatrizes, tatuagens ou queloides na área mamária.
Esses critérios garantiram a qualidade dos exames de rastreamento, enquanto os casos fora dos parâmetros foram encaminhados para unidades especializadas para exames diagnósticos.
Rita de Cássia, uma das mulheres atendidas pela campanha, fez questão de deixar seu depoimento. “Foi uma ótima experiência. Essa campanha foi muito importante e eu aproveitei para cuidar da minha saúde. Fica aqui o convite para que outras mulheres também cuidem da saúde de vocês.”
Com mais de mil exames realizados, a campanha foi considerada um sucesso e reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, a prevenção do câncer de mama e o bem-estar das mulheres pojucanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário